HISTÓRIA NO ENEM: COMO ESTUDAR DE FORMA CERTEIRA?

O professor Igor Jurubeba, do Canal do ENEM, dá diversas dicas!

 

Para alguns, a disciplina é uma das mais legais e divertidas. Para outros, é quase uma obrigação de estudo, já que Exatas e Biológicas são as mais interessantes. Entretanto, não importa: História tem um grande peso no ENEM e é muito importante dedicar parte do seu cronograma a ela.

De acordo com o professor Igor Jurubeba, que ministra a disciplina no Canal do ENEM, há algumas sugestões específicas na hora de estudá-la. “Para a História o aluno tem de ler, grifar as partes mais importantes do texto, fazer observações ao lado, além de lembretes. E o mais importante: resolver questões para ver como são cobrados aqueles conteúdos nas provas de vestibulares”.

Segundo ele, esta matéria consegue dialogar com diversos assuntos na prova do ENEM, o que  torna o teste mais rico. Ele explica que os textos fazem com que o aluno tenha variadas reflexões no momento em que está fazendo a prova.

 

Tenho dificuldades com História, o que devo fazer?

Mais do que gostar ou não da disciplina, há quem goste dos assuntos que giram em torno da matéria, mas tem problemas na hora de estudá-los. “O aluno que tem dificuldade em História tem de sempre ler com atenção o conteúdo e ir ao mesmo tempo grifando as partes mais importantes. Estas partes são aquelas que ele lembra que o professor foi explicando em sala de aula. E depois deve resolver entre 5 a 10 questões sobre o que ele leu, para poder fixar os temas”, ensina Jurubeba.

 

Os assuntos que certamente estarão na prova

O professor Igor listou alguns tópicos que você deve estudar com mais intensidade, pois são previstos para a prova do ENEM.

 

História do Brasil:

• Questão do Negro escravo no Brasil;

• Questão do Índio;

• As Constituições elaboradas ao longo da nossa História;

• Era Vargas; 

• 2º Reinado; 

• Ditadura Militar e Nova República.

 

História Geral:

• Idade Contemporânea (é o que o ENEM mais gosta de cobrar); 

• Revolução Industrial;

• Algumas questões de Idade Antiga e Idade Média.

 

Jurubeba dá algumas dicas primordiais para que você aperfeiçoe os seus estudos, independentemente da disciplina. “O aluno tem de possuir uma rotina de estudo, caso contrário estará fadado ao fracasso. Ele deve estudar no mínimo 6 horas por dia, em que deve fracionar estas horas começando pela matéria que tem mais dificuldade, e se focar no máximo a 3 disciplinas diariamente. Cada uma delas deve ter entre uma hora e meia a duas de dedicação, com uma pausa de 15 minutos entre elas.Ele deve deixar para estudar a matéria que mais gosta no final, pois isto dará o gás ‘extra’ que ele precisa para realizar todo o cronograma que programou”.

 

Você estuda de forma on-line? Siga algumas dicas!

O Canal do ENEM é mais uma ferramenta para ajudar quem deseja uma boa classificação na prova. Entretanto, por mais que este tipo de estudo facilite muito ao aluno, que pode estabelecer sua rotina de acordo com o que planeja, ele tem de ter foco e não se deixar levar por todas as atrações “externas”, como perder muito tempo nas redes sociais, gastar horas do dia vendo televisão ou seriados, enquanto os seus concorrentes estão se dedicando.

Igor lembra que com a EAD o aluno pode estudar em cima de uma rede, do sofá, na casa da namorada ou do namorado, na fazenda, no ônibus e a qualquer hora do dia

“O mais legal é que o vestibulando pode assistir às videoaulas quantas vezes ele quiser, podendo voltar naquele trecho que ele não entendeu. Resumindo, o estudo online proporciona uma variedade de possibilidades. Mas é primordial que ele se dedique, faça simulados, resolva questões e realmente tire aquele período do dia para o estudo”.

Para finalizar, Jurubeba deixa uma dica “de ouro” para quem deseja acertar em cheio na hora de estudar História. “O aluno deve estudar seguindo a ordem cronológica da História, porque a disciplina não é mais de decorar. Hoje ela faze conexões com outros assuntos e, principalmente, com a atualidade. E é dessa forma que o ENEM está abordando as questões de História”.

 

Quer saber mais sobre como otimizar seus aprendizados, sugestões de professores e muitas informações a respeito do ENEM? Siga-nos em nossas redes sociais!

Site: www.canaldoenem.com.br

Fan Page: www.facebook.com/canaldoenem/

Instagram: @canaldoenem


(Créditos das Imagens: Era Vargas – História SOS/ 2º Reinado – Correio Gourmand/ Celular - Open Naukri e Divulgação)

1061 visualizações

Facebook

Twitter

Contatos

Rio de Janeiro-RJ

Av. Princesa Isabel, Nº 186

Bairro Leme


Aracaju-SE

Rua Fenelon Santos Nº 339

Bairro Salgado Filho


(79) 98102-0909

(79) 3044-8982

contato@canaldoenem.com.br

Canal do Enem