ACERTE NO ALVO: DICAS PARA ESTUDAR E ARRASAR NA PROVA!

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) abre muitas portas para quem deseja entrar na universidade dos sonhos, entretanto, antes de tudo é preciso que o aluno se conscientize de que terá uma longa jornada de estudos pela frente.

 

Planejamento, organização, concentração, mensurar o que merece mais atenção e até mesmo abdicar de alguns momentos de lazer fazem parte desta trajetória. Afinal, como dizia Chorão, da banda Charlie Brown Jr., “Cada escolha, uma renúncia, isto é a vida”. Mas, certamente, tudo vai valer a pena quando a sua colocação na prova for de acordo com o que você tanto se dedicou.

 

O professor Samuel Matos, que leciona Geografia no Canal do ENEM, esclarece que se disciplinar em alguns hábitos é essencial para que o estudo tenha sucesso. “Leitura, resoluções de questões de provas anteriores e, principalmente, conseguir perceber através de possíveis erros nas questões o motivo de não ter acertado são algumas das dicas para quem procura uma maneira certeira de estudo”.

 

Planejamento é essencial!

 

Os educadores são unânimes ao indicarem que os alunos façam uma rotina de estudos programada semanalmente, fazendo uma planilha de horários, disciplinas e sempre enfatizando as que tem mais dificuldades. Isto porque estas matérias, consideradas “bichos-papões”, devem ser estudadas diariamente, tanto para que o aluno consiga minimizar suas dúvidas, quanto para perder o medo das questões desta disciplina no dia da prova.

 

Uma dessas matérias é a Matemática, que é a única disciplina “isolada” do exame. Dentre os assuntos que merecem atenção especial estão Razão e Proporção, Geometria Plana e Espacial, Função (1º e 2º Grau), Interpretação de Gráficos, Análise Combinatória, Probabilidade e Estatística.  

 

Igor Jurubeba, professor de História do Canal do Enem, recomenda que o estudante se dedique ao menos 6 horas diariamente, com foco no máximo em 3 disciplinas. “A primeira matéria a ser estudada deve ser a que ele possui mais dificuldade. Então, depois de uma hora e meia ele deve parar, tomar água, dar um descanso ao cérebro e voltar aos estudos. Uma sugestão: o estudante deve deixar a matéria que mais gosta por último, pois isto vai dar um gás a mais, já que ter apreço pelo assunto é um grande estímulo”.

 

Estudo presencial e on-line: qual vale mais a pena?

 

A resposta é: cada um sabe o que é melhor para si mesmo. Muitos estudantes que prestarão o ENEM já nasceram conectados, a famosa “Geração Y”, por isso, a internet e todos os aparatos eletrônicos fazem parte do seu cotidiano.

 

Diante disto, Fábio Figueirôa, diretor do Instituto Educar e do Canal do ENEM, ressalta que o mundo virtual é um ambiente favorável aos estudos, principalmente para quem vai à escola presencial. “O curso on-line não é um concorrente do colégio, mas sim um complemento no estudo. E nós planejamos um curso totalmente voltado àquilo que eles precisam. São videoaulas, fóruns de interação, tira-dúvidas com os professores, apostilas exclusivas e interativas, slides de conteúdos, aulas ao vivo, simulados on-line e games educativos, para que eles aprendam brincando. E, claro, também oferecemos aulões presenciais de revisão, pois é importante que o estudante se sinta totalmente preparado e confiante para a prova”.

 

Jurubeba finaliza comparando as duas modalidades, com a opinião de quem faz parte dos dois universos. “Ministro aulas em escolas e sou professor do curso cibernético, ou seja, vejo os meus alunos navegando por essas duas modalidades como uma forma de alternar essa preparação para o ENEM. O colégio é obrigatório e a grade de disciplinas já é organizada fixamente, o que faz com que em um curso on-line o próprio aluno estipule o que quer estudar, quando e aonde. E é esta harmonia que gera um resultado positivo no aprendizado”.

 

Serviço:

Canal do Enem: www.canaldoenem.com.br

448 visualizações

Facebook

Twitter

Contatos

Rio de Janeiro-RJ

Av. Princesa Isabel, Nº 186

Bairro Leme


Aracaju-SE

Rua Fenelon Santos Nº 339

Bairro Salgado Filho


(79) 98102-0909

(79) 3044-8982

contato@canaldoenem.com.br

Canal do Enem